segunda-feira, 17 de junho de 2013

Situação de aprendizagem ou Sequência Didática do texto Primeiro Beijo, de Antônio Barreto.



Situação de aprendizagem  ou Sequência Didática do texto Primeiro Beijo, de Antônio Barreto  


No encontro presencial do Curso "Melhor gestão, melhor ensino", meu grupo preparou uma situação de aprendizagem com um roteiro de leitura do texto "Meu Primeiro beijo", de Antônio Barreto, baseado no material de apoio fornecido pela D.E de Carapicuíba  e  com a  contribuição dos  colegas, que foram  divididos  em  2 grandes  grupos.  Logo após juntamos em  um  só grupo e  partilhamos  as  discussões,  unindo   as  opiniões e construções produzidas nos  grupos. Compartilhamos as diferentes habilidades de leitura, que foram atribuídas em um roteiro a ser usado antes, durante e depois da leitura. Apresentamos em seminário a seguinte situação de aprendizagem:


A série escolhida pelo  grupo foi uma  6ª série ou 7º ano do  Ensino Fundamental II .


Antes:


  Levantamento prévio do assunto:


Colocamos o título meu primeiro beijo  na lousa, fizemos as seguintes  perguntas  e questionamentos:


“Meu Primeiro beijo”


a.      O que  o título está  dizendo?


b.      Que assunto ou situação, você acha  que irá abordar?


c.       O que o título quer  dizer a você?


d.      O que você entende deste título?


Escuta todas  as  opiniões  orais.


Durante:


 Faz-se  a leitura corrente do texto na  integra e em voz  alta!


Levantamento das  expectativas em função da formatação do gênero:


- Perguntar aos alunos: Você já passou por essa experiência?


Se já passaram, como enfrentaram?  Ficaram  constrangidos?


. Identificar se o texto está em prosa ou verso, se é um  conto ou  uma crônica?


Logo em seguida falamos um pouco sobre o autor (já conhecem?) estimular a curiosidade para pesquisa e leitura de outros textos de Antonio Barreto. 


Verificar nos  relatos e  opiniões se confirmação ou retificação das antecipações criadas antes da leitura do texto.


 Localização da ideia central, entendimento com a releitura por  meio de  questionamentos.


A-É  um  texto científico?


B-As personagens  demonstraram  muito ou pouco  conhecimento?


C-Os termos utilizados demonstra  conhecimento prévio do  assunto?


D-Quais  as  palavras  no texto  que dificultam o entendimento?


As  palavras  “ Cultura  inútil, bactéria falante, paracelso, presentes  no  são pronomes? Por  que?


Qual era  a intenção em explicar  as  vantagens  do beijo para a menina?




 Esclarecimento de palavras desconhecidas a partir de inferências ou consulta a dicionário:


 Construção do sentido global do texto:


 Identificação das pistas linguísticas responsáveis por introduzir no texto a posição do autor:


Se necessário fazer  uma nova releitura retomando o texto. Levantar a ideia geral do texto para saber se o aluno realmente entendeu.


Retoma com o aluno se eles  perceberam a intenção do autor em envolver o leitor, nesse momento relembrar/retomar as características de um Conto-narrativo,   no texto essas características (tom leve, tema banal do cotidiano, texto curto, pouco personagens). Em seguida partir para um estudo de vocabulário, esclarecendo as palavras desconhecidas.


Depois:




 Trazer nas  próximas aulas experiências  de amigo ou  sua própria experiência em situações semelhantes  para  partilhar  com  a  turma.


Avaliação crítica do texto:


 Para agregar conhecimento sobre o gênero.


Trazer contos narrativos que  falem  da adolescência para posteriores  leitura e  análises.


Professor Adalberto Ribeiro dos Santos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário